3 formas de utilizar o WhatsApp em uma clínica

/COMUNICAE/

/COMUNICAE/

O WhatsApp, uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas em todo o mundo, revolucionou a forma como as pessoas trocam informações e interagem digitalmente.

Por meio de mensagens instantâneas, áudios, imagens e vídeos, a comunicação se tornou muito mais dinâmica e ágil, transformando um simples aplicativo em um recurso completo. Hoje, o aplicativo pode ser usado para várias finalidades além de conversar, e já é amplamente empregado em estratégias de marketing digital.

Mas você sabia que também é possível utilizar o WhatsApp em uma clínica médica e potencializar seus resultados com marketing, fortalecendo a sua marca e melhorando também a sua prestação de serviços? Continue a leitura e descubra como isso é possível!

Quais as restrições éticas para a utilização do WhatsApp no meio médico?

Para aproveitar ao máximo as potencialidades desse famoso aplicativo, é preciso conhecer e estar atento às questões éticas e profissionais que envolvem a sua utilização no meio médico. Veja abaixo o que pode e o que não pode ser feito no WhatsApp e outros meios similares.

É permitido:

Recolher exames: as clínicas e médicos podem receber, por meio digital, arquivos e/ou documentos que dizem respeito a exames ou recomendações passadas em consulta presencial;

Consultoria entre profissionais da saúde: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais da saúde podem utilizar o aplicativo para discutir casos e ter uma segunda opinião de áreas afins, assim como é feito pessoalmente;

Marcar consultas: assim como é feito por telefone, as consultas podem ser agendadas pelo aplicativo.

Não é permitido:

Criar listas de transmissão e grupos: prática bastante comum na divulgação de serviços em diversas áreas, mas que não é permitida pelo Conselho Federal de Medicina;

Fazer consultas: segundo o Código de Ética Médica, em seu artigo 114, “é vedado ao médico consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa”, como é o caso do WhatsApp.

Como o WhatsApp pode otimizar a prestação de serviços médicos

Agora que você entende um pouco sobre o que pode e o que não pode ser feito por clínicas e médicos pelo WhatsApp, saiba as três formas de utilizá-lo em sua clínica.

Acompanhamento e resolução de dúvidas a distância

Todos sabemos que a rotina de um médico envolve o atendimento a pessoas e, não raro, esses atendimentos podem ir além do consultório, sendo necessário, por exemplo, o acompanhamento mais próximo de um paciente por alguns dias.

Nesse contexto, o WhatsApp pode ser um recurso interessante. As clínicas podem usar as funcionalidades do aplicativo para manter contato com o paciente, receber feedbacks e avaliar algum tipo de situação mais simples e que dispensaria uma consulta pessoalmente.

Isso poupa tempo de ambas as partes e ainda dá mais tranquilidade ao paciente, já que pode fazer contato rápido com o seu médico.

Agendamentos

Outro ponto que pode ser bastante explorado pelas clínicas é o agendamento de consultas. Hoje, ainda é bastante comum que esse procedimento seja realizado por telefone. Contudo, a mudança de hábito das pessoas e a vida acelerada fazem com que seja mais cômodo e fácil enviar uma mensagem a ficar ao telefone aguardando atendimento.

Sabendo disso, as clínicas e os médicos podem utilizar o WhatsApp como uma maneira rápida e eficiente de organizar a agenda dos seus atendimentos. Além disso, é também uma maneira de reduzir custos, pois dispensa gastos com ligações telefônicas para, por exemplo, confirmar agenda.

Marketing

Por meio do WhatsApp, é possível melhorar o relacionamento com os seus pacientes por meio do envio de conteúdo relevante, mensagens personalizadas etc. Isso demonstra preocupação e fideliza o paciente, fazendo com que ele recomende os serviços da sua clínica.

Por fim, utilizar o WhatsApp em uma clínica representa inúmeras vantagens, assim como também uma série de responsabilidades. Desse modo, é indispensável conhecer a legislação pertinente, a fim de evitar problemas e aproveitar ao máximo os recursos desse fantástico aplicativo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *