Cinco razões para procurar um hospital com acreditação

Muito se ouve falar em acreditações hospitalares, que são programas de educação continuada que conferem um selo de qualidade às unidades de saúde que seguem protocolos adotados mundialmente para garantir a qualidade e a segurança dos pacientes. Na área de saúde são diversas entidades que avaliam as rotinas dos hospitais, com o objetivo de certificar a qualidade e a melhoria contínua dos processos assistenciais.

Mas o que isso significa na prática, quais as vantagens de procurar um hospital acreditado e os benefícios para sua saúde e de seus familiares? A dra. Simone Vinhas, coordenadora médica do CTI Geral do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) – acreditado recentemente pelo Accreditation Canada International (ACI), no Programa QMENTUM Global –, explica cinco razões pelas quais você deve procurar um hospital acreditado.

1. Menor risco de infecção hospitalar e tempo de internação

O simples ato de higienizar as mãos antes de ter contato com o paciente diminui o índice de infecção hospitalar e o tempo de internação, garantindo a segurança. Essa é uma das rotinas avaliadas e exigidas pelas instituições acreditadoras, entre outras, como a não utilização de adornos pela equipe assistencial, que podem contaminar o ambiente, e a oferta de álcool em gel por toda a unidade.

2. Evita acidentes

Um hospital acreditado é um hospital seguro. Para isso investe na identificação de pacientes com risco de quedas, oferece um monitoramento diferenciado a eles, intensifica a sinalização do ambiente, disponibiliza instalações seguras e possui protocolos para evitar acidentes de trabalho.

3. Menos erros de medicações

Ser acreditado também significa que o hospital possui regras para segurança na utilização de medicamentos. Os remédios só são administrados após passarem por criteriosa checagem da prescrição médica. São avaliados o tipo de medicamento enviado pela farmácia, a dosagem, a via de administração e a identificação do paciente, entre vários outros itens.

4. Cirurgias mais seguras

É prioridade para um hospital acreditado oferecer o protocolo de cirurgia segura e minimizar as chances de erro. Para isso, os profissionais possuem um checklist preenchido antes da cirurgia que assegura o procedimento correto, no paciente certo e no local exato.

5. Equipe entrosada trabalha melhor

Hospitais acreditados iniciam mudanças progressivas e planejadas dos processos que fazem parte da rotina para melhorar a segurança dos pacientes, incluindo treinamentos para aperfeiçoamento de equipe. Conquistar uma acreditação significa que toda a estrutura do hospital foi avaliada e todos os colaboradores estão envolvidos na busca pela excelência.

“Uma instituição com selo de acreditação possui um serviço diferenciado, com mais qualidade e segurança para seus usuários. A escolha pelo atendimento não deve se basear na proximidade de sua casa e, sim, nos benefícios que o hospital acreditado oferece, ou seja, aquele que alia bons resultados à satisfação dos pacientes”, finaliza Simone Vinhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *