Impactos da dívida pública na ciência do país é pauta de fórum no Museu Nacional/UFRJ

Com o intuito de fomentar discussões sobre o cenário atual, será promovido o Fórum PPGZoo com o tema “Os Impactos da Dívida Pública na Ciência Brasileira”. Ele será realizado no dia 31 de outubro, às 14h, no Auditório Roquette-Pinto, no Museu Nacional/UFRJ. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, aberta a todos os interessados, com entrada gratuita e emissão de certificado de participação. Os debatedores são Paulo Lindesay, coordenador da Auditoria Cidadã da Dívida no Núcleo Rio de Janeiro, e Helena Nader do Departamento de Bioquímica da Unifesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Paulo Lindesay irá apresentar informações sobre o Sistema da Dívida do Brasil e como ela drena recursos de diversas áreas, como saúde, educação e pesquisa. Em seguida, a professora Helena Nader irá direcionar o debate para os efeitos dos cortes para o meio acadêmico, as ações que podem ser tomadas para reverter essa situação e de que maneira a comunidade acadêmica pode participar.

Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo)
Ele confere títulos de mestre e doutor em Ciências Biológicas/Zoologia, se propondo também a atividades de pós-doutorado. Foi criado em 1972, com amplas coleções científicas de referência enriquecidas continuamente nos trabalhos de campo. Cabe destacar que uma das metas prioritárias do Museu Nacional/UFRJ é atuar como centro de referência e excelência em questões ligadas à biodiversidade nacional, visando especialmente os interesses sociais e ambientais.

Museu Nacional/UFRJ
O Museu Nacional foi criado em 1818, sendo o primeiro museu e casa de ciência do país. Trata-se do maior museu de história natural e antropológica da América Latina, que mantem seu pioneirismo com estudos de ponta e amplo acervo enriquecido constantemente.

Anote:
Fórum PPGZoo do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Nacional/UFRJ
Tema: Os Impactos da Dívida Pública na Ciência Brasileira
31 de outubro de 2017, terça-feira, às 14h.
Auditório Roquette Pinto, no palácio do Museu Nacional/UFRJ, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Website: http://www.museunacional.ufrj.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *