Segundo dados, produção mundial de leite aumentará quase 2% em 2017

Segundo pesquisas feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), desde 2009 a produção de leite vem subindo frequentemente. No ano de 2016 o volume computado alcançou 596,31 bilhões de litros. O acréscimo na oferta mundial foi de 0,7% em 2016, em comparação a 2015.

Já no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra em pesquisas que no ano de 2015 a produção de leite no país foi de 35 bilhões de litros. Nos últimos tempos, a produção nacional expandiu-se para 42,2%.

Portanto segundo o IBGE nos anos de 2015 e 2016 houve uma queda na produção decorrente ao forte aumento dos custos de produção, pois os problemas climáticos que afetaram importantes regiões são os responsáveis pela diminuição da produção.

Índice de produção de leite no Brasil

As pesquisas apontam que no ano de 2016 os dados foram avaliados com referência do volume apanhado pela pesquisa trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que registrou a queda de 3.7% no levantamento no mesmo ano.

De acordo com a Scot Consultoria, o índice que teve em 2017 nos meses de janeiro a julho sobre as últimas informações dos dados pesquisados até o atual momento, a produção de leite teve um avanço de 1,8% comparado ao ano de 2016 no mesmo período.

Expectativas esperadas para 2017

Pesquisas mostram que no mercado internacional a cotação média do leite em pó, até o mês de agosto é de 3.117 por tonelada, valor 45,8% superior no mesmo período de 2016.

O consumo mundial desse produto apresenta níveis bem diferentes do Brasil, principalmente por causa do aumento que houve na demanda por parte dos países da Ásia, o que levou a média do consumo do produto, tendo a China como destaque.

Observa-se que com os preços mais elevados fica mais fácil estimular a produção e leva-la a uma expansão maior a partir de 2017. Apesar de que o mercado se encontra ainda um tanto agitado, é visível o aumento da produção, pois a mesma se dá por conta do clima que está favorável.

Importância do leite para a população

O leite é uma bebida de extrema importância para todos, principalmente para crianças e jovens que estão em processo de formação. Tanto a bebida em pó ou líquida é de extrema importância para saúde dos mesmos.

O aumento dessa produção poderá ajudar as pessoas mais pobres a conseguirem ter acesso mais facilidade a bebida se os valores forem mantidos ou então se for o caso, até reduzidos.

Além de claro, melhorar a situação de todo o mercado que com o aumento da produção, consequentemente aumentará também a quantidade de vendas do produto.

A Magistech é uma empresa que está em primeiro lugar de destaque no segmento lácteo, ela é referência quando se trata de desenvolvimento de sistemas de gestão para indústrias. Além disso, essa empresa conta com colaboradores capacitados nos diversos setores de sistema de gestão de laticínios desenvolvendo melhorias para o segmento industrial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *