Toque especial e cheio de vida para decorar

Entre tons de rosa, nude, vermelho ou preto, a mostra CASACOR Brasília, em sua 26ª edição, revela uma infinidade de possibilidades para decorar ambientes, em todos os estilos. Com arquitetos e designers de interiores à frente de salas, quartos, lofts e restaurantes, é possível comprovar que as cores são sempre aliadas do décor e conferem aos espaços uma essência diferenciada, bem definida e coerente com a finalidade de cada espaço.

No O Mundo de Sofia, quarto infantil da exposição, podemos ver um jogo de tons claros e naturais escolhidos para compor uma proposta leve, infantil e elegante. De acordo com Ana Carolina Montiel e Raphaell Cruz, arquiteta e designer autores do espaço, “a paleta rica em tons pastel define a leveza do ambiente que traz também em destaque o uso de revestimentos naturais e com desenhos que parecem feitos à mão, além das composições com os clássicos boiseries e do inovador closet sem portas”. Os tons de rosa, explorados em nichos, enxoval personalizado e em alguns decorativos e detalhes, marcam a proposta que tem o branco como um aliado para garantir harmonia.

O oposto é visto no Lugar INcomum, restaurante da mostra assinado pelo escritório Alf arquitetura. Em tons mais escuros e aconchegantes, o espaço expõe um convite expresso à permanência através de uma aconchegante cena criada justamente pelos elementos mais sóbrios. Com cortinas em linho na cor preta, mesas em tons fechados e até mesmo a bancada do ambiente em preto rajado, o espaço é definido pelos seus autores, André Alf e Marina Lage, como “intimista, com elementos que proporcionam e favorecem a integração das pessoas”. Segundo o autor, “com uma decoração atemporal e aspectos que ressaltam a pluralidade que existe no ser humano”. Para contrapor, as cores entram como destaque na proposta, que tem cadeiras mais claras, jardim vertical e ainda poltronas de corda náutica em azul, cinza e laranja.

Para quem quer apostar em tons diferenciados, mas tem receio de pesar o ambiente, a dica é apostar em tapetes. As peças garantem o toque refinado de cor, sem que apenas uma domine o ambiente. É uma forma marcante para compor e ainda assim deixar aberto novos horizontes e possibilidades. Responsável por peças distribuídas em 14 ambientes da mostra, o empresário Rauf Carneiro, à frente da Gallery Tapetes, explica que o evento exibe peças em diferentes cores, como os famosos reloaded em versão black, escolhidos para o Café da mostra, e ainda as tonalidades impactantes de tapete Persa Bakhtiar, que tem a vivacidade do vermelho em destaque no espaço Vinho e Prosa. “O nosso trabalho é dar uma consultoria técnica na hora da escolha dos tapetes, seus melhores tons e texturas para permitir um visual extremamente elegante e único ao local”, explica Carneiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *